segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Trilha, paixões e gafanhotos[Lençois, 10 de outubro de 2009]

No topo do mundo (cachoeirinha).

Lavando a alma(cachoeira da primavera).

Vista do mirante( cidade ao longe).

Meditando na cachoeirinha.

A garota que me incomoda.

Caramba!
Acho que esse texto vai sair um pouco longo, mas preciso escrever com detalhes pra vocês sentirem toda "pá" de sentimentos e sensações desse dia!
Depois do último texto eu e o leo saímos em busca da tal cachoeirinha mesmo ultra-cansado e tentando convencer ele a desistir não me arrependo, pois valeu a pena!
Novamente sem guia andamos e chegamos em um lugar chamado "serrano", topo de uma subida em pedra bastante escorregadia de apeoximadamente uns 400 mestros onde se tinha uma vista linda, mas era apenas uma parte do caminho até a cachoeirinha!
Lá em cima no "serrano" encontramos um garoto que vendia em um isopor água, refrigerante, cerveja...
O garoto nos deu uma idéia de como chegar até a tal cachoeirinha e lá fomos nós!
Andamos, andamos, escalamos em descida uma pedra da qual o garoto tinha falado e lá chegamos!
Uma cachoeira pequena em volume de água, mas enorme em beleza!
Abaixo dela tinha uma piscina natural bastante rasa de água cristalina e o fundo era formado por pedras pequenas parecendo algo feito pelo homem, mas nenhum engenheiro ou arquiteto teria capacidade pra fazer aquilo a não ser o grande mestre responsável por essa linda obra que é o nosso planeta!
Depois de um tempo curtindo a cachoeira e a piscina e de conhecer um casal de Soteropolitanos muito legal reolvemos arriscar chegar na cahcoeira da primavera!
Esse casal estava com um guia local que nos deu algumas dicas juntamente com outro vendedor como o garoto que vendia água no "serrano" que também ia pra lá e assim fomos!
O casal e o seu guia iam pra lá, mas por outro caminho e resolvemos fazer o caminho oposto já que o vendedor dizia que era mais rápido e fácil já que íamos sozinhos!
Fomos!
Sem errar chegamos na tal Cachoeira da primavera e valeu a pena!
Linda!
Imponente!
Fria!
Curtimos por lá, fotografamos, rimos e de repente o tal vendedor que estava na cachoeirinha chega lá!
Nos diz que mais pra cima na trilha tem um outro riacho e andando mais um pouco tem um "mirante" que da pra ver toda a cidade de Lençóis ao longe e lá vamos novamente eu e o leo...
Quando chegamos no riacho lá estavam o casal e o seu guia e papeamos por mais um tempo!
Super legais eles, mas logo seguimos pro mirante no qual eles tinham acabado de estar!
Depois de andar um pouco já com o sol bastante quente chegamos naquele precipício!
Uma das mais belas vistas que ja tive!
A cidade ao longe, uma imensidão verde nos separando dela, mas ainda se podia ouvir o barulho dos carros e pessoas graças ao "eco" que as montanhas e o vale proporcionavam!
Ficamos por lá por um tempo, mas graças ao sol que já começava a nos "fritar" descemos pelo mesmo caminho até cehgar à "cahcoeira da primavera"!
Lá estavam o "tonho"(vendedor) e um grupo de pessoas do mesmo camping que eu e o leo estavamos, mas nem nos demoramos muito!
Tomamos outra "ducha" na cahcoeira e voltamos pro nosso caminho!
Descemos até a cachoeirinha e por todo caminho encontrávamos famílias com seus guias fazendo o caminho oposto e ao chegarmos lá a visão era horrenda!
Umas 100 pessoas fazendo um barulho horrível, vendedores, a piscina natural estava toda turva e agraeci por ter feito aquela trilha mais cedo!
Não sei como o pessoal consegue fazer esse tipo de coisa!
Não curtem o lugar!
Não conhecem o lugar como ele realmente é!
Essa é a diferença entre um mochileiro e um turista!
O mochileiro de verdade curte as pessoas, os lugares como eles realmente são e não levam desse lugar naa a não ser fotos e saudade, não deixam nada a não ser energia da sua passagem por alí, mas os turistas como os que vi alí parecem um bando de gafanhotos destruindo tudo até o lugar ficar sair da moda e daí partem pra outro lugar. Eles não estão ligando pra o lugar e não se importam de pagar caro pra nada!
O que vale é depois contar aos seus amigos que estiveram lá, como se isso aumentasse seu status!
É triste, mas contínuamos a voltar e ao chegar ao "serrano" não era muito diferente, pessoas em todo canto, vendedores, guias...
Ficamos um tempo sentados já que o leo encontrou um colega de faculdade e depois de um tempo papeando vi um grupo de garotas sentadas a frente!
Linda!
Uma garota com uma pintura indígena no corpo feita com uma pedra local que libera uma cor quando úmida e ao amostrar para o leo e o amigo dele o leo disse que era uma das garotas que estavam no camping que nós estavamos!
O lugar estava tão cheio de turistas quanto a cachoeirinha, mas não perdeu sua beleza, não sei se porque ele era tão imponente que não se deixava perder para o bando de "gafanhotos" ou se aquela garota iluminava tudo a ponto de eu não ter mais olhos pra nada!
Poderia passar todo o resto do dia ali olhando pra ela, mas o leo me chamou pra continuarmos a volta e acabamos não voltando pelo mesmo caminho!
Tínhamos subido por pedras escorregadias e batsante cansativas, mas nos indicaram um caminho que voltava por dentro da cidade e depois de uns 15 minutos estávamos de volta no camping!
Comemos, fumamos outra rodada de narguilé e agora estou aqui com o lápis na mão escrevendo sem tirar a tal guria do meu pensamento!
Vou parar um pouco!
Tomar um banho pra dar uma volta pela cidade e descansar depois pra a tal festa do camping!